sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Vitamina D beneficia o cérebro

Jornal do Brasil

RIO - A vitamina D, encontrada em peixes e produzida pela exposição ao sol, pode ajudar a prevenir o declínio mental que pode afetar pessoas em idades avançadas, sugere um estudo americano.

Pesquisadores britânicos e americanos analisaram 2 mil pessoas com 65 anos ou mais. Eles descobriram que comparados aqueles com altos níveis de vitamina D, os que tinham os mais baixos estavam duas vezes mais expostos a ter o entendimento prejudicado.

No entanto, uma instituição de caridade de Alzheimer disse que a pesquisa era interessante, porém mais trabalhos serão necessários para entender o papel da vitamina D.

– Seria interessante se um baixo nível de vitamina D fosse descoberto como um fator de risco de problemas cognitivos, pois seria barato e fácil de resolver – afirmou Susanne Sorensen, da Sociedade de Alzheimer.

A vitamina D é importante na manutenção da saúde dos ossos, na absorção de cálcio e fósforo, e para ajudar o sistema imunológico.

O corpo produz a vitamina quando é exposto ao sol, ou a vitamina pode ser obtida a partir de comidas como peixes oleosos, leite, cereais e bebidas de soja.

Mas a pele de pessoas idosas é menos capaz de absorver a vitamina D da luz solar, então elas são mais dependentes de outras fontes para obter vitamina D.

Funções cognitivas

Estudos animais e laboratoriais sugeriram anteriormente que a vitamina pode ter um efeito benéfico para as funções cognitivas.

A equipe da Escola de Medicina da Pensilvânia, da Universidade de Cambridge e da Universidade de Michigan, avaliou a cognição ou habilidade de compreensão das pessoas.

Aqueles que tem a função cognitiva prejudicada têm mais chances de desenvolver demência.

Os analisados pelos pesquisadores foram aqueles que tinham feito parte do Health Survey for England, em 2000.

22:18 - 23/01/2009