segunda-feira, 1 de junho de 2009

Exercício faz pessoa ficar inteligente

MP_brasil

SAÚDE

Embora ainda não haja comprovação científica em seres humanos, faz sentido dizer que uma pessoa pode ficar mais inteligente se fizer exercícios físicos. Essa é a opinião de Luís Eugênio Mello, professor de neurofisiologia da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).

A afirmação do médico está baseada em uma experiência feita em camundongos, que aponta a atividade física como um dos fatores que estimula o nascimento de neurônios (células nervosas) no hipocampo, região do cérebro responsável pela memória, aprendizagem, entre outras funções. Esse trabalho foi publicado em março deste ano na revista britânica "Nature Neuroscience".

Para colaborar ainda mais com a rotina dos intelectuais, o trabalho aponta um outro fator que também pode estimular a inteligência: o exercício mental, como aprender coisas novas.

"Cientistas do Instituto Salk (Califórnia, oeste dos EUA) submeteram cobaias a exercícios físicos, como correr dentro de uma roda e nadar. Outros ratinhos foram postos para executar tarefas de aprendizado. Foi constatado que o número de neurônios mais que dobrou nesses animais.

"Mello lembra que o dogma de que os seres humanos nascem com um número determinado de neurônios, que vão morrendo ao longo da vida sem conseguir se reproduzir, está ultrapassado. Primeiro descobriu-se que o hipocampo de ratos adultos era capaz de produzir neurônios. Atualmente, já se sabe que o mesmo ocorre em humanos.

"Assim como os exercícios podem estimular e induzir o nascimento e a reprodução dos neurônios, o estresse pode fazer com que eles morram ou deixem de nascer. Então, para uma vida cerebral saudável, o importante é cuidar da parte física em conjunto com a psíquica. Isso significa não só realizar atividades físicas", afirma Mello.

Como fatores redutores de estresse, o neurofisiologista aconselha ainda manter uma alimentação balanceada, um tempo de sono adequado e algumas horas dedicadas ao lazer.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial